Turismo: Desafios para o Futuro!

Sintra Economia 20/30
27 de Maio, 2019
Welcome @ ATS
18 de Maio, 2019
Ana Mendes Godinho em Sintra

Tema abordado na II Reunião Extraordinária do Conselho Estratégico Empresarial, a 20 março 2019, e que contou com a motivadora presença da Secretária de Estado do Turismo, Drª Ana Mendes Godinho.
Marcaram presença no Palácio Valenças os membros do Conselho Estratégico Empresarial, dinamizado pela Câmara Municipal de Sintra e constituído por representantes de diversas empresas da região, organismos públicos, universidades, e do qual a ATS é também membro permanente.

Ana Godinho apresentou números interessantes acerca da evolução do turismo nos últimos anos, quer em número de hóspedes (24,8 M) em 2018, dos quais 60% são estrangeiros, como de receitas.

Salientou que a estratégia do sector do turismo traçada até 2027 assenta em três eixos de sustentabilidade: económica, social e ambiental.

A vertente económica espelha um alinhamento entre o nº de dormidas e o acréscimo de receitas.

A nível social a grande preocupação é a qualificação dos RH em turismo. Houve a criação de 100 mil postos de trabalho no turismo, e a grande necessidade de capacitação das escolas de turismo e dos centros de formação profissional. Aumentar os índices de escolaridade é um objetivo nacional.

A sustentabilidade ambiental, refletida na correta gestão da energia, água e resíduos, apresenta valores rácios interessantes, uma vez que mais de 60% das empresas em 2017 evidenciavam boas práticas de gestão ambiental.

Em 2017, Portugal teve o índice de sazonalidade mais baixo de sempre, com 36%.

“Turismo todo o Ano”, esta é a meta a atingir e para a qual concorre o programa “Can’t Skip Portugal”.
A Secretária de Estado do Turismo destacou os prémios internacionais que nos têm dado muita notoriedade internacional, e nos têm auxiliado no cumprimento das metas propostas.

De uma forma enérgica e eloquente afirma “Não queremos nem temos perfil para sermos um destino de turismo de massas”. Há um caminho a percorrer, de desenvolvimento sustentável, afirma.

Ana Godinho deixa-nos com uma mensagem muito clara da sua visão para Portugal, enquanto destino:

Extraído de “Apresentação Can´t skip Portugal” de Ana Godinho

Regista uma enorme preocupação em mostrar o País como um todo, mas com diversidade, por forma a que todas as áreas geográficas de Portugal sejam atrativas.
Salienta a importância dos canais digitais e do desafio em se profissionalizar a imagem e as plataformas. Apela à execução feita de forma muito profissional, salientando o trabalho desenvolvido nas plataformas de turismo de natureza, de caminhos religiosos, etc. A importância de estarmos juntos, todos, enquanto país e agentes económicos, transversalmente.

E Sintra? Qual a nossa realidade?

Ana Godinho recorre a pesquisa Google e evidência a imagem do Palácio da Pena e a “short day trip to Lisbon”. Isto é o grande desafio e é uma preocupação.

Como é que retemos? Como aumentar a estadia média? Como converter as visitas em dormidas? Como comunicar a diversidade?



Extraído de “Apresentação Can´t skip Portugal” de Ana Godinho

Direta na sua análise, aponta caminhos, sob a forma de desafios para Sintra.

Sentimo-nos muito gratos e honrados com a sua presença no Conselho Estratégico Empresarial, foi uma apresentação inesquecível!

Texto
Irene Figueiredo
 
shares