Carta Aberta – Taxa Turística 2020

Protocolo de Colaboração Banco Montepio e ATS
Protocolo de Colaboração Banco Montepio e ATS
11 de Maio, 2020
Zonas de Concentração e Apoio à População - Covid-19
Zonas de Concentração e Apoio à População – Covid-19
6 de Abril, 2020

Soluções para as empresas ligadas ao turismo

No contexto da atual pandemia, a ATS (Associação de Turismo de Sintra) tem tomado diversas iniciativas na defesa e no encontro de soluções para as empresas ligadas ao turismo.

Para conhecimento geral, divulgamos aqui a “Carta Aberta” (clique para aceder ao PDF) dirigida a 26 de março ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Basílio Horta. Nela são elencadas diversas propostas, que vão desde o congelamento de taxas municipais aplicáveis à atividade turística, passando pela redução da taxa de IMI, até à agilização, ou mesmo anulação, de processos burocráticos que neste período não têm razão de existir.

Nas nossas diligências, temos ainda manifestado as preocupações que os Associados nos fazem chegar, dando conta da realidade que enfrentam e das necessidades tão prementes quanto imediatas, que precisamos colmatar, a fim de superar da melhor forma possível esta fase. Não deixando, contudo, de perder de vista a necessária, ainda que se preveja lenta, retoma da atividade turística.

Em baixo, transcrevemos o e-mail enviado no dia 9 de abril, reiterando alguns pedidos manifestados na “Carta Aberta” de 26 de março e reforçando a sensibilização para as dificuldades que o setor turístico em Sintra atravessa.

“Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra

Dr. Basilio Horta,

Os nossos respeitosos cumprimentos.

No seguimento da nossa carta aberta do dia 26 de Março de 2020 e subsequente contacto telefónico vimos reiterar o nosso pedido referente à taxa turística.

Como é do seu conhecimento o 1º trimestre terminou e as declarações da taxa turística deverão ser imputadas na plataforma até 15 de Abril de 2020. Devido ao estado de emergência e a situação de “lay-off” que todos os agentes de turismo enfrentam neste momento solicitamos uma moratória do pagamento deste trimestre para o 1º trimestre de 2021.

Continuamos a considerar que num momento como este a taxa turística deverá ser suspensa, como já foi feita em outras regiões. Efetivamente não haverá produto de cobrança desta taxa, pelo que mantê-la em vigor apenas obrigará ao cumprimento de procedimentos burocráticos vazios de utilidade e de receitas.

Entretanto continuamos a preparar documentos acerca da retoma da atividade turística. Estamos em fase de auscultação dos associados e definição de estratégia, sobre mercados emissores, canais de divulgação e destinatários finais da comunicação.

Logo que tenhamos dados concretos, teremos todo o gosto em partilhá-los.

Acresce que estamos também a colaborar com vários serviços da CMS para divulgação de necessidades ou medidas que os nossos associados possam participar na luta ao Covid-19.

Mantemos total disponibilidade para colaborar neste esforço conjunto!

Subscrevemo-nos com elevada estima e consideração

Joana Pascoal
Presidente da Direção”

 

Gratos pela atenção. Divulgue esta comunicação. Se é agente turístico em Sintra ou promotor, mas ainda não é associado, contacte-nos e junte-se à ATS.  Tel: 910 401 175, e-mail: info@atsintra.com.
“Juntos Chegamos Mais Longe”

shares